Cartão Cidadão, pela internet, apenas informações, a solicitação precisa ser feita ou por telefone ou pessoalmente, indo a uma agência da Caixa. De qualquer forma, é necessário entregar um documento de identidade com foto mais o Termo de Responsabilidade sobre o uso da senha que deve ser cadastrada em uma unidade lotérica ou agência da Caixa.

Termo de Responsabilidade é o documento que consta o regulamento para uso da senha numérica do Cartão do Cidadão, assim como responsabiliza o usuário pelo seu uso. É um documento que precisa ser mostrado em qualquer unidade lotérica ou agência da Caixa, junto com um documento oficial de identificação com foto alguns dos que já foram mencionados anteriormente. No Termo de Responsabilidade para Cadastramento da Senha Cidadão é obrigatório preencher todos os campos dos dados de identificação: PIS ou PASEP ou NIS, data de nascimento, nome e nome da mãe.

No documento, o firmador declara que a Senha Cidadão que cadastrou é conhecida apenas por ele e que é responsável pelo uso dela e guarda. O assinante também autoriza a Caixa a realizar operações a partir do uso da senha, se compromete a comunicar para a Caixa imediatamente em caso de perda, roubo ou extravio do cartão, assim como suas alterações de endereço. Sendo impossível a coleta de assinatura do cidadão ou caso ele seja portador de deficiência visual, o atendente precisa encaminhá-lo a uma agência da Caixa. O empregado Caixa precisa assinar e carimbar o documento. Também precisa preencher alguns dados sobre o documento apresentado pelo cliente no processo de cadastramento da Senha Cidadão: o Tipo, o Número, a Data de Expedição e o Órgão Expedidor.