O Cartão do Cidadão PIS (Programa de Integração Social) funciona nos terminas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. O Cartão do cidadão funciona para consulta do PIS, entre outras coisas. O cadastramento do cartão é feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. O PIS é um direito garantido do trabalhador da iniciativa privada.

A primeira providência do empregador é preencher o Documento de Cadastramento do NIS (DCN) que é entregue em duas vias para a Caixa Econômica Federal. O DCN precisa ser preenchido com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou CEI (Cadastro de Empreendedor Individual), nome do empreendedor, data de vínculo – que são campos exclusivos para cadastramento de trabalhador. Quem providencia o cadastramento do trabalhador é o empregador que precisa solicitar o cadastramento quando o trabalhador é admitido, no caso dele ainda não estar cadastramento. A verificação também é feita na admissão, geralmente pelo Departamento de Pessoal ou pelo Departamento de Recursos Humanos.

O Cartão do Cidadão PIS pode ser feito em mais de cem agências na cidade do Rio de Janeiro: Estrada Pau Ferro (Pechincha), Avenida Marechal Câmara (14 Bis), Boulevard Vinte e Oito de Setembro, Avenida Vinte de Janeiro (Aeroporto), Estrada de Itararé Rua Nova (Alemão), Rua Almirante Gonçalves, Praça Barão de Ladario (Almirante Tamandaré), Avenida das Américas, Avenida Nazaré (Anchieta), Rua Barão de Mesquita (Andaraí), Avenida Armando Lombardi, Avenida Ataulfo Alves, Avenida República do Chile, Avenida Rio Branco, Avenida Amaro Cavalcanti, Avenida Ministro Ari Franco, Rua Mariz e Barros (Bandeira), Avenida Cônego de Vasconcelos (Bangu), Rua Barão de Mesquista, Rua Siqueira Campos (Barata Ribeiro), entre outras localidades na Cidade Maravilhosa.