Como fazer o Cartão Cidadão não é difícil, mas há todo um processo para garantir que só pessoas que realmente necessite ter o cartão, possam tê-lo. Para solicitar o cartão é possível ligar de graça para 0800 726 0101, tendo a mão o número do PIS ou pode ir pessoalmente a qualquer agência da Caixa. É preciso se identificar com um documento oficial com foto como a Carteira de Identidade, a Carteira de Habilitação do modelo novo, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), Certidão Civil, Termo de Responsabilidade em caso específicos.

Se o documento apresentado não for considerado suficiente para a identificação do cliente, outros podem ser pedidos. Os dados cadastrais e o endereço precisam estar atualizados e validados perante o banco e o Termo de Responsabilidade precisa já estar preenchido. Para cadastrar senha em unidade lotérica, é preciso ligar para 0800 726 0101 e habilitar o cadastramento no lotérico ou ir até uma lotérica com documento de identificação com foto. Também é possível ir até uma agência da Caixa cadastrar a Senha Cidadão. Termo de Responsabilidade é o documento que consta o regulamento para uso da senha numérica do Cartão do Cidadão, assim como responsabiliza o usuário pelo seu uso. É um documento que precisa ser mostrado em qualquer unidade lotérica ou agência da Caixa, junto com um documento oficial de identificação com foto alguns dos que já foram mencionados anteriormente.

Para entregar o documento é necessário fazer o cadastramento de senha nas unidades lotéricas e para tal é necessário ligar para aquele telefone 0800 que já foi mencionado duas vezes anteriormente para solicitar a autorização para o cadastramento de senha. É preciso fazer a conferência, correção, complementação dos dados que são apresentados e impressos no Termo de Responsabilidade.