Para poder consultar o saldo do cartão é necessário ter o cartão. Cartão Cidadão ou Cartão do Cidadão é um cartão magnético que é emitido pela Caixa e permite a consulta de informações e realização de saques dos benefícios sociais e trabalhistas a quem a pessoa tem direito. O cartão é destinado a todos os trabalhadores brasileiros. O cartão oferta segurança, pois usa senha pessoal para identificação, além da conveniência de ser usado em todas as agências da Caixa, terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Para solicitar o cartão é possível ligar de graça para 0800 726 0101, tendo a mão o número do PIS ou pode ir pessoalmente a qualquer agência da Caixa. É preciso se identificar com um documento oficial com foto como a Carteira de Identidade, a Carteira de Habilitação do modelo novo, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), Certidão Civil, Termo de Responsabilidade em caso específicos. No Termo de Responsabilidade para Cadastramento da Senha Cidadão é obrigatório preencher todos os campos dos dados de identificação: PIS ou PASEP ou NIS, data de nascimento, nome e nome da mãe.

No documento, o firmador declara que a Senha Cidadão que cadastrou é conhecida apenas por ele e que é responsável pelo uso dela e guarda. O assinante também autoriza a Caixa a realizar operações a partir do uso da senha, se compromete a comunicar para a Caixa imediatamente em caso de perda, roubo ou extravio do cartão, assim como suas alterações de endereço. O firmador também concorda com os termos descritos e declara ter recebido cópia do documento e assina com local e data.