Para solicitar Cartão Cidadão é preciso ligar para a Central de Antedimento da Caixa ou ir pessoal a uma agência e se identificar com um documento oficial que tenha foto. Se o documento apresentado não for considerado suficiente, outras poderão ser pedidos. Junto com tal documento é necessário apresentar preenchido o Termo de Responsabilidade.

Termo de Responsabilidade é o documento que consta o regulamento para uso da senha numérica do Cartão do Cidadão, assim como responsabiliza o usuário pelo seu uso. É um documento que precisa ser mostrado em qualquer unidade lotérica ou agência da Caixa, junto com um documento oficial de identificação com foto alguns dos que já foram mencionados anteriormente. Para entregar o documento é necessário fazer o cadastramento de senha nas unidades lotéricas e para tal é necessário ligar para aquele telefone 0800 que já foi mencionado duas vezes anteriormente para solicitar a autorização para o cadastramento de senha. É preciso fazer a conferência, correção, complementação dos dados que são apresentados e impressos no Termo de Responsabilidade.

No Termo de Responsabilidade para Cadastramento da Senha Cidadão é obrigatório preencher todos os campos dos dados de identificação: PIS ou PASEP ou NIS, data de nascimento, nome e nome da mãe. No documento, o firmador declara que a Senha Cidadão que cadastrou é conhecida apenas por ele e que é responsável pelo uso dela e guarda. O assinante também autoriza a Caixa a realizar operações a partir do uso da senha, se compromete a comunicar para a Caixa imediatamente em caso de perda, roubo ou extravio do cartão, assim como suas alterações de endereço.